Camões abre hoje Festival de Cinema
Para comemoração do Dia Internacional da Criança, nesta segunda-feira, 1 de Junho, o Centro Cultural Português – Camões, realiza em luanda, no auditório Pepetela sessões de Cinema Curtas de Animação.
O Centro Cultural Português – Camões, estará aberta aos cidadãos entre as 10:00, 15:00 e as 18:00 de segunda-feira numa entrada é gratuita para uma serie de eventos.
Para hoje, está agendada a exibição, em três sessões, às 10hh0, às 15h00 e 18h00, de seis curtas-metragens de realizadores portugueses, intitulados “Quando os Monstros se Vão Embora”, de Bernardo Gramaxo, “O Cágado”, de Pedro Lino”, “A Ventinha e Candeeiro”, de Filipe Fonseca, “O Gigante”, de Júlio Vanzelere”, “Feral”, de Daniel Sousa e “The Amazing Ordinary Man”, de Paulo Portugal
Ainda para celebrar o mês da criança, o Instituto Camões vai inaugurar, no dia 8, uma exposição colectiva de artes plásticas denominado “Arte na Escola”, de alunos da escola portuguesa de Luanda.
A mostra fica até ao final do mês e estará aberto ao público de segunda à quinta-feira, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00. Às sextas-feiras, o público pode visitar a exposição das 9h00 às 13h00, enquanto nos sábados, dias 18 e 25, das 10h00 às 12h00.
O programa do Camões para Junho prevê, ainda, a realização do espectáculo de poesia, dança e música “sEco-Lógico”, às 18h00, do dia 18 deste mês. No mesmo dia, a partir das 10h00, está programado o espectáculo de teatro infantil – Get, de Paulo Bolota. O espectáculo volta à cena, à mesma hora e local, no dia 25.
No dia 23, às 18h00, está agendada a realização do concerto de jazz, um tributo a Paul Gil, com participação dos AngoJazz de Dimbo Maquiesse, no habitual “Há Jazz no Camões”, 4ª edição.
No dia 28, às 17h00, no auditório Pepetela, o Camões Centro Cultural Português e o Art Sem Letra apresentam, na sua rubrica “Escritor do Mês”, Mira Clock, autora do livro “Amar Além das Estrelas”, com o qual foi distinguida na edição 2022 dos Globos de Ouro Angola, como Autora do Ano.
Mira Clock edita obras desde 2012. Começou pelo género poético com o livro “Desabrochar”. Em Janeiro de 2015, publicou a obra que consagrou o início da sua aventura no universo da prosa, “Cartas a Um Ex Amor”.
No ano de 2016, após ter aceite o desafio de escrever crónicas para o programa “Amanhã é Outro Dia”, da emissora Luanda Antena Comercial (LAC), lançou, em Outubro do mesmo ano, o livro “Vozes da Cidade”, uma colectânea de crónicas e outros textos sobre os mais variados assuntos do quotidiano.
Além dos três projectos literários individuais, participou, ainda, em algumas antologias poéticas: “Palavras”, “Sete Pecados” e “O Canto da Kianda”.