Actualidade

Capturado em Benguela dono da Xtagiarious Finance

armandomaquengo
Out 06, 2022

O Serviço de Investigação Criminal, deteve, nesta quarta-feira, 5 de Outubro, pelas 17h00, na via pública, na província de Benguela, no o cidadão nacional identificado por Edson Caetano de Oliveira, de 33 anos de idade, proprietário da empresa Xtagiários Finance.

Por: Armando Maquengo

A detenção segundo um comunicado do SIC, ocorreu através da sua Direcção Central de Combate aos Crimes Financeiros e Fiscais, em Sequência Investigativa, mediante mandado emitido pelo Ministério Público, contra o dono da referida empresa, por acusações da prática dos crimes de usura, Associação Criminosa e Burla por Defraudação, consubstanciado no recebimento de centenas de milhões de kwanzas de diferentes pessoas com promessas de reembolso no período de 6 meses, com juros de 15% sobre o valor aplicado, o que nunca se concretizou.

O cidadão em causa, adianta o SIC foi notificado várias vezes para responder pelas acusações que pesam sobre si, não se dignou fazê-lo e colou-se em fuga.


“Passados mais de 6 meses, através de buscas de informação foi possível a sua localização e consequente detenção na Província de Benguela, onde encontrava-se foragido”, segundo se lê.

Na mesma ocasião, foi também detido, um outro cidadão nacional, identificado por Nataniel Émerson do Amaral, de 25 anos de idade, funcionário da referida empresa, pelo facto de ser o elemento de ligação nos negócios, sobretudo na guarda dos bens, e criou vários entraves na investigação e instrução dos autos.

“Salientar que os dois cidadãos serão presentes ao Ministério Público para o primeiro interrogatório, enquanto outras diligências prosseguem”, lê-se ainda.