Saúde

Carlos Alberto Masseca diz que neuronavegador “é o primeiro em Angola e o segundo, em África”

joaquimjose
Mai 17, 2023

O director-geral do Complexo Hospitalar de Doenças Cardio-Pulmonares Cardeal Dom Alexandre do Nascimento (CHDCP), disse que “neuronavegador” é o primeiro aparelho que “vem a Angola e o segundo, em África”, este, que vai dar repostas a “pacientes com patologias de fórum neurológico”.

O aparelho é o primeiro que vem a Angola e o segundo, em África. Com a montagem desta máquina, fica o país com as condições criadas para dar resposta aos problemas de Neurocirurgia, permitindo que os pacientes sejam tratados no país e reduzir, substancialmente, as transferências para o estrangeiro”, disse o director esta terça-feira.

Carlos Alberto Masseca, avançou que no futuro o equipamento estará a funcionar em pleno e os ganhos serão enormes para os pacientes com patologias de fórum neurológico.

Neuronavegador consiste em um software que consegue unir a imagem da ressonância magnética realizada antes do procedimento e a anatomia do paciente em tempo real, por meio de um apontador que sinaliza o local do cérebro a ser manipulado, conforme a Angop.

As cirurgias com o aparelho começam a ser realizadas hoje no CHDCP, um sistema de Neuronavegacão e Microscópio Cirúrgico para o serviço de Neurocirurgia.