Actualidade

Casal detido no Aeroporto por tráfico de cocaína “dissimulada em sabonete líquido” vinda do Brasil

armandomaquengo
Out 18, 2022

O Serviço de Investigação Criminal (SIC), informou em nota de imprensa, nesta segunda-feira, a detenção de um casal angolano, no Aeroporto Internacional, 04 de Fevereiro, por tráfico de ilícito de mais de 9 (nove) Kilos de drogas, do tipo Cocaína em estado líquido, proveniente da República Federativa do Brasil, dissimulada em embalagens de sabonete.

A detenção, através do Departamento de Investigação Criminal do Aeroporto Internacional de Luanda, no sábado, 15 de outubro, ocorreu em coordenação operativa com outras forças do sistema de segurança, com destaque para PNA e AGT, sendo a esposa na condição de mula, de 40 anos de idade, vendedora ambulante no mercado do Kikolo e o esposo, cidadão de 37 anos, serralheiro, na condição de receptor da mercadoria, por estarem implicados no crime de tráfico de Droga do tipo Cocaína em estado Líquido, dissimulada em 20 embalagens de sabonete em líquido (de marca FIORUCCI) transportadas no interior de uma mala de viagem.

No documento referenciado por Angola24Horas, o SIC disse que a detenção da mula, ocorreu no momento do desembarque de passageiros do Voo DT-748, da companhia Aérea TAAG Angola Airlines, proveniente da cidade de Guarulhos, Estado de São Paulo, quando, no acto de fiscalização da bagagem uma das malas foi submetida a verificação intrusiva, tendo sido encontrada dissimulada no interior da segunda mala, 20 embalagens de sabonete em líquido aromatizado, de marca FIORUCCI.

No interior da referida mala, foi encontrada uma substância de cor branca em estado Líquido, que submetida ao teste colorimétrico de campo, pelos peritos do Laboratório de Criminalística, resultou positivo para a droga do tipo Cocaína com o peso de 9.187 kg.

Na sequência das investigações no local, já na parte exterior do Aeroporto Internacional de Luanda, foi detido o segundo elemento, no caso esposo, comparsa do mandante, e receptor da droga.

O SIC, apurou ainda que caso a mula fosse bem sucedida na entrega do produto, receberia como recompensa 5 mil dólares norte-americanos.

“Diante da gravidade dos factos receberam ordem de detenção e serão presentes ao Ministério Público para ulteriores trâmites legais, enquanto diligências prosseguem”, avança o SIC.

Por outro lado, o SIC assegurou que está fortemente empenhado no combate ao crime em todas as vertentes, com destaque ao Narcotráfico, que se estende em todas as fronteiras do país, daí que, no dia 13 de Outubro, foi detido um cidadão de 39 anos de idade quando tentava transpor a fronteira Angola/Namíbia, passando por caminhos fiotes, onde interpelado tentou uma fuga e foi apanhado com 1, 30 Kg de droga do tipo Cocaína, e uma outra embalagem de 1 kg, denominado de Mirack ou Milagre, que supostamente seria para misturar o produto no acto de venda para aumentar a quantidade.

“Com este indivíduo que recebeu 150 mil kwanzas para esta entrega, foram apreendidos, 110 mil kwanzas, 180 Dólares Namibianos, um relógio Rolex, 4 cartões Multicaixa e um talão de depósito de 400 mil kwanzas”, acrescentou.