Actualidade

Caso Xtagiarious Finance: Primeira audiência adiada para Agosto

manuelsumbo
Jul 25, 2023

A primeira audiência do caso Xtagiarious Finance que estava marcada para esta segunda-feira, 24 de Julho, no Tribunal Dona Ana Joaquina, não aconteceu. A nova data é 7 de Agosto.

Edson de Oliveira, dono da empresa Xtagiarious Finance continua em prisão preventiva, desde Outubro de 2022, na sequência da sua detenção em Benguela, onde se encontrava foragido, acompanhado pelo seu funcionário, Nataniel Emerson do Amaral, que aguarda em liberdade a instrução do processo sob termo de identidade e residência.

Sobre Edson de Oliveira, ou “Dom Saramago”, como também era conhecido recaem acusações da prática dos “crimes de usura, associação criminosa e burla por defraudação, consubstanciado no recebimento de centenas de milhões de Kwanzas de diferentes pessoas com promessas de reembolso no período de 6 meses, com juros de 15% sobre o valor aplicado, o que nunca se concretizou.

No início de Agosto de 2021, o Banco Nacional de Angola bloqueou uma conta da Xtagiarious Finance, por suspeitas de que a empresa operava um esquema em pirâmide, que “engoliu” as poupanças de centenas de pessoas. A empresa anunciava nas redes sociais taxas de juro entre “20% a 25% ao mês, no caso de clientes particulares ou premium/ empresa da primeira e única startup de finanças em Angola”. Mas as promessas não ficavam só pelas taxas de juro elevadas e apetecíveis já que algumas aplicações recebiam um bónus de “20% no final da sua aplicação.