Actualidade

CEAST realiza II Simpósio Bíblico Internacional

armandomaquengo
Set 17, 2022

A Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST) e a Comissão Episcopal de Pastoral Bíblica, realizam, desde sexta-feira (16) até amanhã, em Luanda, o II Simpósio Bíblico Internacional, para a celebração do 16º centenário de morte de São Jerónimo e os 50 anos de existência da Federação Bíblica Católica (FEBIC).

Sob o lema “E o verbo fez-se carne e veio habitar connosco”, os objectivos do II Simpósio coincidem com a preocupação geral da Igreja manifestada no Sínodo sobre a Palavra de Deus, em 2008 e, sobretudo, na exortação Apostólica Pós-Sinodal Verbum Domini nº73.

Para este evento, a Comissão Episcopal de Pastoral Bíblica escolheu o tema “Animação Bíblica da Inteira Pastoral”, tendo em conta que considera a Bíblia como fonte primeira da fé cristã e “a ignorância da Escritura é ignorância de Cristo”, como defende São Jerônimo.

Até domingo, o Simpósio vai proporcionar momentos de actualização sobre as pesquisas e estudos da Bíblia, bem como sobre métodos de pastoral e de vivência da Palavra em comunidade ou em particular. Os prelectores foram convidados entre os melhores biblistas do mundo, da África e de Angola.

O presidente da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé, Dom Manuel Imbamba, segundo JA, considerou que o Simpósio Bíblico Internacional vai ajudar a reforçar a ideia de que a Palavra de Deus deve aparecer permanentemente na vida da Igreja e dos fiéis.

O arcebispo realçou que o incentivo bíblico vai implementar no seio da igreja um maior dinamismo eclesial na vivência e no aprofundamento da fé com a própria Palavra de Deus.

Dom Manuel Imbamba exortou para o incremento pastoral bíblico na igreja com outras formas de animação bíblica pastoral. “Não se trata simplesmente de acrescentar qualquer encontro na paróquia ou na diocese, mas verificar que nas actividades habituais das comunidades cristãs, em paróquias ou associações, estão realmente a levar a peito o encontro pessoal com Cristo, que se comunica com a igreja segundo a Palavra”.

O presidente da CEAST avançou que um renovado e perseverante empenho na Pastoral Bíblica visa pôr o povo de Deus em contacto mais frequente com a Palavra, o que considera ser, sem dúvida, sinal de renovação e esperança no crescimento da vida espiritual dos fiéis.

Durante o corrente mês, segundo Dom Manuel Imbamba, a igreja celebra a Bíblia, em homenagem aos grandes santos da metade do século IV e princípios do século V, onde São Jerónimo, o homem da bíblia por excelência, tradutor, comentarista e estudioso, cuja festa se comemora hoje.

Este evento, segundo a responsável da Comissão Organizadora Episcopal, Elisabete Corazza, foi preparado durante dois anos, tendo reunido todos os delegados presentes, de forma a expandir o empenho para o incentivo voltado à valorização da leitura bíblica.