Chá de Caxinde acolhe hoje festival poético angolano
Um recital denominado Festival de poesia angolana, com a presença de poetas consagrados, que vão recitar alguns poemas de autoria, como incentivo aos mais novos, realiza-se hoje, às 18h00, na Associação Cultural e Recreativa Chá de Caxinde, em Luanda, para celebrar o 21 de Março, Dia Mundial da Poesia, como já vem sendo hábito.
Sob coordenação do poeta e escritor José Luís Mendonça, a actividade, na qual participarão o próprio coordenador, Bushido Mo, Barros Neto, Cristóvão Neto, Irene Amosi, Fátima Fernandes, Nguimba Ngola, Beto Neto e Gino Sacramento, do grupo Lev’arte, Kardo Bestilo e Ismael Farinha, será marcada por um breve debate sobre a importância e a função da crítica literária.
Do programa do Festival de poesia angolana pelo Dia Mundial da Poesia, edição 2022, consta momentos de trova de Maweze e de Bona Ska, a fogueira da poesia com Bushido Mo, Cristóvão Neto, Irene Amosi e Nguimba Ngola, e a mesa-redonda sobre “Crítica da Poesia em Angola: necessidade e efectivação”, com moderação de Fátima Fernandes.
O Dia Mundial da Poesia celebra-se todos os anos a 21 de Março. A data foi criada na 30ª Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) em 16 de Novembro de 1999.
O Dia Mundial da Poesia comemora a diversidade do diálogo, a livre criação de ideias através das palavras, da criatividade e da inovação. A data visa a reflexão sobre o poder da linguagem e do desenvolvimento das habilidades de cada pessoa. Isso porque a poesia contribui para a diversidade criativa, inferindo na nossa percepção e compreensão do mundo.