Chefe da Casa Militar do PR considera General Kamorteiro um dos pilares da paz em Angola
O ministro de Estado e Chefe da Casa de Segurança do Presidente da República, Francisco Furtado, considerou, esta terça-feira, o general Abreu Muhengo Ukwachitembo “Kamorteiro” como um dos pilares para a conquista da paz definitiva em Angola e exímio conhecedor da arte militar.
Em declarações à Angop sobre o falecimento, segunda-feira, do chefe do Estado-Maior General-Adjunto para a Área Operacional de Desenvolvimento das Forças Armadas Angolanas (FAA), Francisco Furtado destacou as qualidades humanas do general como “homem humilde, lúcido e de fácil trato com os seus subordinados e colegas de armas, desde o soldado ao general.
“Foi surpreendente para mim e para todos os companheiros de armas do general Abreu Ukwachitembo Kamorteiro a triste notícia do seu passamento físico, ocorrido nas primeiras horas de segunda-feira, 28 de Novembro de 2022″, disse o governante.
Explicou que o malogrado soube conquistar a simpatia, admiração e o respeito de todos, dignificando com lealdade, espírito de entrega, camaradagem e capacidade de liderança as responsabilidades a si atribuídas.
Enalteceu o empenho do general Kamorteiro poucos, dias depois da morte do líder da UNITA, Jonas Savimbi, na região de Lucusse, província do Moxico, para o prosseguimento das negociações entre as chefias militares que culminou nos Acordos de Paz para Angola, a 4 de Abril de 2002, sendo ele um dos signatários.
Reiterou o engajamento do general Kamorteiro na Comissão de Gestão da UNITA no processo de paz, tendo em vista o cessar-fogo e a desmilitarização da UNITA.
O general Geraldo Abreu Muhengo Ukwachitembo “Kamorteiro” morreu, na madrugada desta segunda-feira, no Hospital Militar de Luanda, vítima de doença.