Politica

Chefe de estado já em Kinshasa para reunir-se com Félix Tshisekedi

joaquimjose
Nov 12, 2022

O Presidente da República, João Lourenço, chegou, na manhã deste sábado, em Kinshasa, República Democrática do Congo (RDC), onde vai reunir-se com o seu homólogo Félix Tshisekedi, no âmbito do processo de mediação que está a levar a cabo, para sanar o clima de tensão reinante, neste momento, entre a RDC e o Rwanda, avançou o Jornal de Angola.

Ao chegar ao Aeroporto Internacional de N’Djili, em Kinshasa, o Presidente da República, João Lourenço, foi recebido pelo Primeiro-Ministro da República Democrática do Congo, Jean-Michel Sama Lukonde.

O estadista angolano, que se faz acompanhar, igualmente, do ministro das Relações Exteriores, Téte António, vem de Kigali, no Rwanda, onde manteve, também, um encontro com o Presidente Paul Kagame no mesmo processo.

O Chefe de Estado, João Lourenço, que é, neste momento, o presidente da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL) e “Campeão para a Reconciliação e Paz em África”, vai abordar, com Félix Tshisekedi assuntos relacionados com o clima de tensão que o país vive com o vizinho Rwanda.

O clima de tensão entre a RDC e o Rwanda voltou a instalar-se na relação entre os dois países nos últimos meses, depois do reinício, em Março último, dos combates entre o exército da RDC e o grupo rebelde Movimento 23 de Março, mais conhecido por M23, no Leste da RDC.

Os dois países acusam-se mutuamente de apoiar a insurreição militar para desestabilizar um e outro, com Kinshasa a denunciar um suposto apoio militar de Kigali ao M23, acusação negada por Rwanda.