Politica

Chefe de Estado reconduz principal gestor da ENDIAMA

joaquimjose
Nov 25, 2022

O Presidente da República, João Lourenço, reconduziu hoje, José Manuel Ganga Júnior ao cargo de presidente do Conselho de Administração da Empresa de Diamantes de Angola (ENDIAMA – E.P), avançou a Angop.

No Despacho Presidencial, a que agência teve acesso esta quarta-feira, João Lourenço nomeou os administradores executivos Laureano Receado Paulo, Ana Maria Feijó Bartolomeu e Teófilo Assunção Rodrigues Chifunga e Domingos Mateus dos Santos Neves Margarida.

Para os cargos de administradores não executivos, o Presidente da República nomeou Santana André Pitra e Ngola Kabangu.

Antes, em outro Despacho, o Titular do Poder Executivo deu por findo o mandato de José Manuel Ganga Júnior, como presidente do Conselho de Administração da ENDIAMA – EP, cargo para o qual havia sido nomeado em Novembro de 2017.

No mesmo Despacho, o Estadista angolano deu por findo o mandato dos administradores executivos Laureano Receado Paulo, Ana Maria Feijó Bartolomeu, Osvaldo Jorge Campes Van-Dúnem e Joaquim Filipe Luís.

O documento indica que Santana André Pitra teve por fim o seu mandato, para o qual havia sido nomeado em Novembro de 2017, como administrador não executivo.

Fundada a 15 de Janeiro de 1981, a ENDIAMA – E.P. é uma empresa pública vocacionada para prospecção, exploração e comercialização de diamantes. Actua em território nacional como operadora e concessionária exclusiva na gestão da cadeia de valor do sub-sector diamantífero.

Nomeações na SODIAM

Também hoje, o Presidente angolano, João Lourenço, nomeou Eugénio Pereira Bravo, para presidente do Conselho de Administração da Empresa de Comercialização de Diamantes SODIAM, E.P.

Segundo um Despacho Presidencial, foram igualmente nomeados Fernando Teixeira da Fonseca Amaral e José das Neves Gonçalves Silva, como administradores do Conselho de Administração da referida empresa.

O documento refere que são delegados poderes ao ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás para conferir posse às entidades acima mencionadas.

Em outro despacho, o Chefe de Estado deu como findo os mandatos de Eugénio Pereira Bravo, Fernando Teixeira da Fonseca Amaral e José das Neves Gonçalves Silva, respectivamente presidente do Conselho de Administração e administradores da companhia.

A Empresa Nacional de Comércio de Diamantes de Angola (SODIAM – EP) é uma empresa estatal responsável pelo controlo e supervisão da compra, venda e exportação/importação de diamantes em Angola.