Politica

CNE: Mais de 200 mil agentes eleitorais serão formados

armandomaquengo
Jun 13, 2022

Cerca de Duzentos e 20 mil agentes eleitorais, serão formados, até à realização das eleições gerais de 24 de Agosto, pela Comissão Nacional Eleitoral (CNE).

Os dados foram revelados esta segunda-feira, em Luanda, pelo presidente da CNE, Manuel Pereira da Silva, na abertura da acção de formação para formadores nacionais de agentes cívicos eleitorais.

Ao intervir no acto, afirmou que ela visa dotar os participantes de conhecimentos sólidos sobre os conteúdos constantes do Manual do Agente de Educação Cívica e Eleitoral, bem como uniformizar as interpretações a serem transmitidas aos agentes que entrarão em contacto directo com os eleitores até ao dia 24 de Agosto.

Segundo Manuel da Silva, referenciado pela angop, o círculo de formação abrange 220 mil agentes eleitorais, com destaque para formadores nacionais, provinciais, municipais, agentes de educação cívica eleitoral e membros das assembleias e mesas de voto.

Disse que os  mesmos foram selecionados com base em concursos públicos curriculares, em obediência aos princípios da independência, isenção, transparência e imparcialidade.

Na ocasião, o presidente da CNE apelou aos formandos “a saberem escutar” para melhor apreenderem os conhecimentos que serão transmitidos aos futuros participantes em acções do género.

Participam na acção formativa presidentes das comissões provinciais eleitorais, comissários eleitorais nacionais, entre outros.