Actualidade

Colégio em Menongue oferece bolsas de estudo internas

joaquimjose
Fev 24, 2022

Estão disponíveis, vinte bolsas de estudo internas para o ensino médio a partir do ano lectivo 2022/2023, no colégio privado Francisco de Almeida, em Menongue, capital do Cuando Cubango, no âmbito da estratégia da instituição para o sector educacional nessa região.

Para o efeito, as administrações dos nove municípios, designadamente, Cuito Cuanavale, Cuchi, Calai, Cuangar, Dirico, Mavinga, Nankova, Rivungo e Menongue, estão convidados a seleccionar, cada dois estudantes, bem como assegurar, até ao fim do ensino médio, a questão do alojamento em Menongue.

A informação foi avançada hoje pelo proprietário e empresário da instituição, Francisco de Almeida Chicote, tendo referido que este é um dos muitos projectos que lança este ano em Menongue, pelo que deve servir de incentivo para os administradores abraçarem esta causa formativa dos jovens, sendo que, terminada a formação, irão contribuir para o desenvolvimento local.

O colégio privado, que junta-se a outros existentes em Menongue, no campo da educação, entrou em funcionamento em 2020 e administra várias disciplinas curriculares do ensino primário até ao II ciclo.

Por outro lado, anunciou o início, para breve, da construção de uma outra escola, junto a um campo agrícola, de 12 salas de aula, na comuna do Missombo, onde os alunos internos irão aprender as técnicas de produção de diversas culturas do campo, através do curso de agronomia, para suprirem, com tempo, o défice de recursos existente nesta área no Cuando Cubango.

Uma outra ambição é do início, nos próximos meses, da construção de uma infra-estrutura universitária, em Menongue, assim como estão avançadas negociações para bolsas externas dos futuros estudantes agrónomos para Portugal, numa universidade já contactada.

Fonte: Angop