Actualidade

Coligação militar recupera cidade a 800 quilómetros da capital Bangui

armandomaquengo
Jul 11, 2022

Forças ruandesas e zambianas da missão de paz da ONU na República Centro-Africana (MINUSCA) expulsaram rebeldes de uma cidade no Nordeste daquele país, disse, ontem, fonte oficial.

De acordo com um comunicado divulgado pela MINUSCA, dois rebeldes foram mortos, no sábado, na cidade de Uanda-Djallé, mais de 800 quilómetros a Nordeste de Bangui. Segundo as autoridades, os rebeldes haviam ocupado Uanda-Djallé a 16 de Junho, fazendo com que muitos dos sete mil habitantes fugissem para as florestas vizinhas.

“De acordo com o mandato de proteger a população civil, a MINUSCA lançou uma operação militar no dia 26 de Junho”, refere a missão da ONU no mesmo comunicado.

Alguns dias antes, porta-vozes da MINUSCA haviam anunciado que um contingente de soldados ruandeses e zambianos tinha chegado à cidade e tentado, em vão, negociar a retirada dos rebeldes.

As forças de paz “envolveram-se em acções enérgicas” com tropas terrestres e helicópteros, e “os elementos armados foram forçados a retirar-se da localidade”, sublinha a nota.

JA