Actualidade

Comboio do CFB descarrila no Huambo

armandomaquengo
Abr 04, 2022

Um comboio de mercadorias do Caminho de Ferro de Benguela descarrilou, sábado, entre as localidades do Lépi e do Longonjo, na província do Huambo.

Segundo uma nota do CFB a que a Angop teve acesso, o comboio, com uma locomotiva e 19 vagões, era proveniente do Luau (Moxico) com destino ao Porto do Lobito.

“Em virtude do acidente, descarrilaram 15 vagões, no ponto quilométrico 302 da linha geral, em consequência do arrasto do balastro que sustentava a via férrea pela correnteza das águas das chuvas, que deixou a linha suspensa numa extensão de metros”, lê-se no documento.

Por este facto, encontra-se suspensa a circulação de comboios no troço, por um período de cinco dias, tempo previsto para a conclusão dos trabalhos de carrilamento e reposição dos parâmetros geométricos da via férrea.

O CFB informa terem sido mobilizados os meios e materiais necessários, estando já no local uma equipa técnica, liderada pelo presidente do Conselho de Administração da empresa.

Em virtude do acidente, o Conselho de Administração do CFB pediu desculpas aos passageiros, clientes e parceiros, pelos eventuais transtornos que esta paralisação vai causar.

De recordar que a circulação de comboios do CFB esteve interrompida durante alguns dias, em Março último, devido ao descarrilamento de três carruagens, na localidade de Namalanda, cerca de 14 quilómetros da cidade do Luena, província do Moxico.