Como criar um cardápio familiar saudável que agrade a todos de casa
O menu prático foi elaborado pela especialista em nutrição Natália Mendes Maia.
Por: Joaquim José
Criar um cardápio saudável para toda a família durante uma semana pode ser uma dor de cabeça para muitas esposas. Natália Mendes, nutricionista angolana, ensina os passos para criar um menu familiar saudável equilibrado, diversificado do agrado de todos.
O texto foi publicado na sua página oficial de Instagram, a especialista em nutrição explica de modo gradual a ‘solução para resolver a dor de cabeça de muitas donas de casa’.
Fazer um Inventário:
De todos os alimentos ou ingredientes que tens em casa. Os frescos como (peixe, frango, carne); os secos (arroz, massa, tubérculos); os legumes (frescos ou congelados) e principalmente anotar quantas refeições cada alimento consegue produzir.
Por exemplo: se eu tiver coxas de frango para 3 refeições, sei como distribuí-las durante a semana. Este passo é muito importante e serve para evitar o desperdício ao utilizar coisas que já temos em casa.
Sobre refeição livre:
Pizza, mufete ou mesmo comer no restaurante, deve ser programada. Porque, assim consegues controlar muitas situações que durante a semana não tens como prever, como quantidade de alimentos fritos.
Dias da semana preenchidos com as preferências da família:
Então, chegou a hora de colocar pratos novos. Busca todas as receitas que salvaste nas redes sociais ou fizeste print (e que nunca mais olhaste sequer) e seleciona as que vão entrar no cardápio semanal.
Escrever uma lista de compras:
A lista de compras deve ser de acordo com o menu, mas nada te impede de comprar ingredientes que não constam dele. Podes adicionar ao teu inventário e deixar para usar na semana seguinte.