Cultura

Concerto solidário do Projecto Cuerama junta Anna Joyce e Banda Maravilha em palco

armandomaquengo
Mai 19, 2023

A Fundação Cuerama, vai realizar um concerto solidário, no dia 27 de Maio corrente, na Arena Bessangana, com a participação especial de Anna Joyce e Banda Maravilha, com o objectivo de angariar fundos para manter a sustentabilidade do Projecto.

A Fundação Cuerama tem como missão, potenciar o “Saber Fazer” local, criando as estruturas básicas de modo a estimularem os Direitos Humanos, o Desenvolvimento Integral e a Qualidade de Vida de pessoas e comunidades em situação de isolamento e pobreza extrema, através da promoção da educação, saúde e mecanismos de geração de renda e empreendedorismo, desporto e cultura em todas as fases da vida.

O WI-AO, sabe que o Projecto Cuerama, é o primeiro projecto da Fundação Cuerama de desenvolvimento local dedicado ao meio rural que está, situado na Província do Cuanza Sul no Município da Quibala.

Desde 2018, foram criados directamente cerca de 50 postos de trabalho, uma escola primária privada gratuita, energia eléctrica 24/24 horas proveniente de painéis solares, com capacidade para 550 alunos um Centro de Formação de Informática com acesso à Internet, uma biblioteca com 3000 livros, refeitório com capacidade para servir mensalmente 9000 refeições quentes a alunos e professores, uma oficina de Costura semiprofissional em Luanda, 8 postos de trabalho permanente.

“Ama e Ajuda-nos a Fazer o Bem”

Para melhor atingir sua Missão, a Fundação Cuerama, construiu 4 salas de Oficinas Pedagógicas (Cestaria, Olaria, Costura e Carpintaria) para, promover o empreendedorismo social, capacitando os jovens com aptidões para gerarem renda para além da agricultura familiar, construiu uma casa de voluntários e colocou à disposição do Ministério da Saúde e um Posto de Enfermagem completamente equipado.

A Fundação Cuerama em todas as suas actividades procura incorporar criatividade e desafiar a visão tradicional, de forma a poder ser escalável ou replicável e poder atender a uma parte significativa de várias necessidades em vários contextos. Esta capacidade de escalabilidade tem como princípio um diagnóstico participativo, onde os beneficiários escolhem e adaptam as soluções às suas realidades através de projectos-piloto com avaliação da viabilidade e aceitação local.

O trabalho desenvolvido pela Fundação Cuerama, ao longo destes anos, só foi possível graças aos apoios e parcerias com as quais também ajudamos outras instituições nacionais.

“Assim e para podermos concretizar os nossos propósitos queremos que faça parte desta responsabilidade social de todos nos, angolanos, participando no dia 27 de Maio, no Concerto Solidário, com o objectivo de angariar verbas para potenciar o desenvolvimento sustentável da Fundação Cuerama. Acreditamos que para poder promover pessoas e comunidades nos seus direitos fundamentais, o apoio de todos é Fundamental”.