Concurso público de ingresso ao GPL suspenso por 15 dias após várias reclamações
O Tribunal de Contas de Angola, suspendeu por um período de 15 dias úteis, o Concurso Público de Ingresso e Acesso para o provimento de vagas no Governo da Província de Luanda, a contar do dia 3 do mês em curso, por elevado números de reclamações, por parte de candidatos.
Imagem: TCA
A medida enquadra-se no âmbito da fiscalização concomitante nos termos do artigo 9 da Lei 19/19 de 4 de Agosto que altera a Lei Orgânica do processo do Tribunal de Contas, no sentido de garantir maior lisura e transparência no processo.
Refira-se que, o processo contou com a intervenção do IGAI, e com base nos tramites de um inquérito baseado na Resolução número 3/20 de 20 de Julho, o Tribunal de Contas está a trabalhar com o GPL, e nesta senda suspendeu a publicação de qualquer acto definitivo do presente concurso público.
Para os candidatos que tiveram notas positivas mas não foram apurados, o GPL reitera que se deve ao facto de as provas não serem realizadas em uma única turma, mas de acordo com as quotas disponibilizadas e nota mínima para cada Município.
De salientar que, neste concurso público, o GPL tinha disponíveis apenas duas mil e 80 vagas, concorreram 150 mil candidatos, e ocorreram mais de 700 reclamações.