Conflitos na Ucrânia: Portugal respeita a posição de Angola
O novo embaixador português em Angola, Francisco Alegre Duarte, que esta quarta-feira entregou cartas credenciais no Palácio Presidencial em Luanda, afirmou que Portugal respeita a posição assumida por Angola face ao conflito na Ucrânia.
O diplomata disse à imprensa que o conflito Rússia/Ucrânia não foi abordado no breve encontro que manteve com João Lourenço e sublinhou que Portugal respeita a posição de Angola sobre a questão.
“Não falámos sobre isto, temos posições diferentes, é verdade. Portugal condenou veementemente a agressão da Rússia, a invasão da Ucrânia, país com o qual estamos solidários e assim actuámos no quadro da União Europeia, no quadro da NATO, no quadro das Nações Unidas”, destacou o diplomata recém-chegado à Luanda e que hoje assumiu em pleno as suas funções.
“Estamos muito preocupados com as consequências humanitárias, até com os possíveis crimes de guerra que possam estar a ser cometidos, apoiamos os esforços do secretário-geral das Nações Unidas e todo o envolvimento das Nações Unidas no sentido de criar corredores humanitários para aliviar o sofrimento das populações, mas temos posições diferentes e respeitamos a posição de Angola”, acrescentou citado pela Lusa.
Angola foi um dos 35 países que se abstiveram do voto na resolução da ONU que condenou a invasão russa na Ucrânia e que contou com o apoio de 141 dos 193 Estados-membros das Nações Unidas, entre os quais Portugal.
Fonte: Jornal de Angola