Conheça como ficou definido o boletim de voto das Eleições 2022
O sorteio de posicionamento no boletim de voto para as eleições gerais de 24 de Agosto próximo ditou, nesta quarta-feira, o Partido Humanista de Angola (PHA) como número um na lista.
Nos lugares seguintes ficaram o P-NJANGO, UNITA, FNLA, CASA-CE, APN, PRS e MPLA.
O mesmo realizado nas instalações da Comissão Nacional Eleitoral (CNE), sob orientação do Presidente da instituição, Manuel Pereira da Silva, contou com a presença dos mandatários de lista das forças políticas concorrentes, entre outras individualidades convidadas.
As eleições deste ano, que terão pela primeira vez a participação dos angolanos na diáspora, são as quintas da história de Angola, depois das de 1992, 2008, 2012 e 2017.
Do total de mais 14 milhões de eleitores esperados nas urnas, 22 mil e 560 são da diáspora, distribuídos por 25 cidades de 12 países se África, Europa e América.
No exterior terá lugar em países como a África do Sul (Pretório, Cidade do Cabo e Joanesburgo), a Namíbia (Windhoek, Oshakati e Rundu) e República Democrática do Congo (Kinshasa, Lubumbashi e Matadi).
Ainda no continente berço, poderão votar os angolanos residentes na República do Congo (Brazzaville, Dolisie e Ponta Negra) e na Zâmbia (Lusaka, Mongu e Solwezi).
Fora do continente vão ainda votar no Brasil (Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo), Alemanha (Berlim), Bélgica (Bruxelas), França (Paris), Reino Unido (Londres), Portugal (Lisboa e Porto) e Países Baixos (Roterdão).
São esperados mais de 14 milhões de eleitores, dos quais 22 mil e 560 no estrangeiro.
Angop