Politica

Contagem de votos começa em Angola, resultados provisórios mostram vitória do MPLA

joaquimjose
Ago 25, 2022

Os resultados provisórios desta quinta-feira, (25) da contagem de votos nas eleições de Angola indicam que o MPLA, detém uma forte vantagem sobre a principal oposição, a UNITA, que disse que o resultado inicial não era confiável.

Com 33% dos votos apurados, a Comissão Nacional Eleitoral (CNE) disse que os primeiros resultados provisórios mostraram que o Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), liderado desde 2017 pelo presidente João Lourenço, obteve 60,65% dos votos.

A União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA), partido da oposição liderado por Adalberto Costa Junior, recebeu 33,85%, informou a CNE.

Desde a independência de Portugal em 1975, Angola é dirigida pelo MPLA. Analistas políticos acreditavam que a UNITA tinha sua melhor chance de vitória de todos os tempos, já que milhões de jovens deixados de fora de seus booms movidos a petróleo provavelmente expressariam frustração com quase cinco décadas de governo do MPLA.

Abel Chivukuvuku, candidato a vice-presidente da UNITA, disse que os resultados provisórios não eram fiáveis ​​e que o partido iria publicar os seus próprios com base numa contagem paralela de votos usando os mesmos dados da CNE.

Amanhã de manhã teremos indicadores mais claros e concretos e quem quiser comemorar o fará… espero que sejamos nós”, disse Chivukuvuku em entrevista colectiva.

A eleição foi amplamente vista como a mais competitiva do país em décadas. Uma pesquisa do Afrobarometer em maio mostrou que a UNITA aumentou sua participação para 22%, de 13% em 2019.