Cooperativa “Rainha Ginga” colhe pela primeira vez 400 toneladas de milho com PAC
Quatrocentas toneladas de milho foram colhidas, de Novembro de 2021 a Maio deste ano, pela cooperativa “Rainha Ginga”, do município da Matala, província da Huíla, graças um financiamento de 15 milhões de kwanzas, do global de 50 que deve receber do Programa de Apoio ao Crédito (PAC).
Trata-se da primeira tranche do financiamento recebido em Agosto de 2021, que permitiu, sobretudo, a compra de fertilizantes, a manutenção da viatura de escoamento e o do tractor, que conferiu maior dinâmica ao processo produtivo.
Em declarações à ANGOP hoje, quarta-feira, o presidente da cooperativa, António Miguel, afirmou que a produção anteriormente estava fixada a 10 toneladas de milho/ano e servia apenas para a subsistência dos associados e para reservas de semente.
O agricultor afirmou que a quantidade do milho foi colhida em 135 hectares irrigados e para além do produto, já colheram, igualmente, 200 toneladas de alho, contra as 30 anteriores, 30 de cebola, mais 20 que a safra passada e três de batata.
Referiu que grande parte do milho foi comercializado no mercado interno, para a compra de fertilizantes, assim como para amortizar o crédito.
Destacou ser o primeiro financiamento em dinheiro recebido, juntando-se aos dois outros de kit mecanização agrícola, consubstanciados em quatro tractores e uma carrinha de 2008 e outro de dois tractores, em 2021.
Salientou que para além do milho a cooperativa produz feijão, mandioca, batata-doce e hortícolas.
Fez saber com o restante do financiamento poderão aumentar a produção até 900 toneladas anual de produtos diversos, com especial atenção para o milho.
A cooperativa, actualmente com 84 associados, foi fundada em 1976, mas oficializada em 2012.