Criadores afirmam que surto de conjuntivite em caprinos está controlado
O surto de conjuntivite que afectava alguns caprinos na região do Samba Caju, (Cuanza Norte), está controlado e alguns animais já recuperaram da cegueira.
Para o controlo da doença e evitar a propagação, o Serviço de Veterinária na província aconselhou aos criadores a separar os animais afectados e a lavar-lhes constantemente a vista com água e sabão.
Segundo constatou a Angop no local, com o cumprimento destas medidas, a doença, que se propagou, principalmente, no bairro Camavo, arredores da vila municipal de Samba Cajú, está controlada.
No entanto, os caprinos que recuperaram a visão ficaram com algumas manchas brancas nas vistas, semelhantes à catarata, segundo explicou Victorino Vunge, um dos criadores que teve dois animais afectados.
Na fase inicial, a doença deixava os animais com os olhos avermelhados e depois ficavam esbranquiçados e perdiam a visão.
Esta situação deixou os criadores muito preocupados e com receio que os animais morressem os comerciavam, de preferência em casas de venda de cabrité (carne assada), a um preço acessível, logo que notassem os primeiros sinais da doença.
Em declarações esta sexta-feira à Angop, o responsável do Departamento Provincial do Serviço de Veterinária no Cuanza Norte, João Alfredo garantiu que a situação zoo-sanitária da população animal na província é saudável, apesar do surgimento do surto de conjuntivite em alguns caprinos em Samba Cajú, que considera normal pelo facto de ser uma doença sazonal, que pode aparecer de forma esporádica.
O responsável informou que a situação está controlada, em função das medidas de contenção para se evitar o alastramento da doença nos animais, tendo o surto afectado apenas sete dos 73 animais cadastrados na Aldeia de Camava, local onde eclodiu o surto.
João Alfredo informou que a carne dos animais afectados pode ser consumida pelos cidadãos, pelo facto de não constituir perigo alguma para os seres humanos.
Disse que o surto de conjuntivite sazonal é uma doença tratável com administração de antibióticos como tetraciclina e penecelina oftálmica ou lavagem dos olhos dos animais infectados com água e sabão.
A província do Cuanza Norte possui uma população animal de 22 mil 381 cabeças de gado, das quais, 66 mil e 65 são caprinos, desses, dois mil 522 se encontram no município de Samba Cajú.