Saúde

Cuando Cubango: Feira da Saúde assiste mais de cinco mil pacientes

joaquimjose
Jul 24, 2023

Mais de cinco mil pacientes com patologias diferentes foram assistidos durante dois dias no Cuito Cuanavale, província do Cuando Cubango, durante a feira da saúde, numa iniciativa da administração local, noticiou hoje a Angop.

O evento juntou 23 médicos angolanos e cubanos e 10 enfermeiros e decorreu sob o lema “Na união está a força”, numa acção inserida no quadro das comemorações do Assalto ao Quartel de Guantánamo (Cuba), a assinalar-se a 26 do corrente mês.

Os pacientes que acorreram à feira da saúde beneficiam de consultas grátis nas áreas de pediatria, cirurgia, estomatologia, gineco-obstetrícia, medicina, oftalmologia, otorrinolaringologia e ortopedia.

Segundo a Angop, a jovem Sara Antónia, mãe de uma bebé de um mês, enalteceu a iniciativa, por ter encontrado assistência médica e medicamentosa para a sua filha, que padecia de paludismo.

“Muitas mães não têm dinheiro para custear a deslocação, da sede do Cuito Cuanavale, para Menongue, com propósito de levar os seus filhos para serem atenciosamente atendidos, já que muitas especialidades presentes na feira somente encontram-se na capital do Cuando Cubango”, realçou.

Já o ancião Alberto Cambinda, de 66 anos de idade e que sofre de problemas cardiovasculares há três anos, pela primeira vez conseguiu efectuar consulta precisa na presença do especialista, tendo sido orientado para o prosseguimento em Menongue, no Hospital-Geral do Cuando Cubango, para outras consultas.

Corrobora ser necessária a promoção, regular, de eventos sanitários do género, com vista a evitar a agudização das doenças de fácil atendimento fora de Menongue, atendendo às especificidades daquela região do país.

O administrador municipal do Cuito Cuanavale, Daniel Bimbi Alfredo, destacou a cooperação com os médicos cubanos, porquanto deu respostas às carências prementes no que à assistência médica e medicamentosa diz respeito na sua área de jurisdição.

O administrador espera que o gesto se estenda para as comunas do Longa, Baixo Longa e Lupiri.

A feira da saúde foi antecedida com deposição de uma coroa de flores ao túmulo do soldado desconhecido, no cemitério onde jazem os restos mortais de muitos nacionalistas cubanos que participaram na Batalha do Cuito Cuanavale, decorrida entre 1987 a 1988, durante a guerra civil em Angola.

O município do Cuito Cuanavale, que dista a 189 quilómetros a leste de Menongue, capital do Cuando Cubango, conta com 40 mil 829 habitantes, assistidos por 53 técnicos médios de enfermagem e oito médicos, que asseguram um hospital municipal e oito postos de saúde.