D’Agosto pode chegar hoje ao 29º título do campeonato
O jornal de Angola avança que a equipa sénior masculina de andebol do 1º de Agosto está na iminência de arrebatar o 29º título do Campeonato Nacional sénior masculino. Para tal, basta que vença, hoje, o Interclube, na segunda partida do “play-off” da final, agendada para as 17h00, no Arena Acácias Rubras, em Benguela.
Com a vitória, 24-18, no primeiro jogo de três previstos, na quarta-feira, os agostinos inverteram a tendência de favoritismo que pendia para o Interclube, e atraíram para si os holofotes no jogo de hoje.
Basta que consigam repetir a bravura defensiva, demonstrada no primeiro jogo, e a disciplina ofensiva, cadenciada pelo central Valdemiro Paulo.
“Temos de fazer tudo para vencer o segundo jogo”, disse Filipe Cruz, no final do primeiro duelo. A equipa já atingiu o máximo de épocas sem erguer o troféu. Nunca o emblema afecto às Forças Armadas Angolanas ficou mais de duas épocas sem vencer.
José Pereira “Kidó” deve mostrar, hoje, que consegue fazer correr a sua equipa musculada. A lentidão de movimentos e a previsibilidade foram factores em evidência na derrota do primeiro jogo. A equipa esgotou a margem de erro. Está pressionada. Hoje nem precisa de cometer grandes erros. O mínimo poderá ser suficiente para arredar a equipa da conquista do tricampeonato, que seria histórico.
Aliás, a pressão pode entender-se nas palavras de Kidó, no final da primeira partida. “Este resultado obriga-nos a vencer os jogos que restam, se quisermos consumar os nossos objectivos”, comentou.
Ontem, o Interclube “B” conquistou a medalha de bronze da prova, depois de desfazer-se do Sporting de Cabinda, por 27-23, no segundo jogo de três previstos. Na primeira partida, os comandados de William de Almeida tinham vencido, por 27-16.
O Grupo Desportivo da Banca acabou a prova em quinto lugar. Ontem, os bancários de Alexandre Machado “Careca” lograram a terceira vitória no mini-campeonato para distinção do 5º ao 8º lugar. Venceram o Mora do Namibe, por 31-25. Os namibenses acabaram na última posição.
O Desportivo Chicapa da Lunda-Sul surpreendeu o Nacional de Benguela, com goleada de 39-29, e quedou-se na 6ª posição.
Enquanto se espera pela decisão do título, Ivo Mateia, jogador do Nacional de Benguela, com 60 golos marcados, sagrou-se antecipadamente melhor marcador da prova.