Actualidade

Decorre a greve dos pilotos da TAAG no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro

manuelsumbo
Out 07, 2022

Já decorre a greve dos Sindicato dos Pilotos de Linha Aérea (SPLA), no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, em Luanda. A paralisação com início esta sexta-feira, terá a duração de dez dias.

Em comunicado enviado ao Jornal de Angola Online, o Sindicato dos Pilotos de Linha Aérea refere que apresentou no dia 20 de Julho de 2022 à Administração da TAAG, um Caderno Reivindicativo, com alguma matéria negociável, “onde estavam reflectidos os pontos que já haviam sido alvo de prévio acordo, mas que inexplicavelmente nunca foram concretizados”.

“Após a apresentação do mesmo, a TAAG não respondeu dentro do prazo legalmente instituído para o efeito, demonstrando um completo desrespeito e desconsideração para com o SPLA e toda a classe de pilotos”, dizem os pilotos.

De acordo com o sindicato, as contrapropostas quando surgiram, foram consideradas irrisórias e ofensivas, por demonstrarem o pouco valor que nos atribuem como pilotos e imbuídas de má fé.

Segundo o documento, o SPLA manteve sempre uma postura séria, responsável e consequente durante as negociações que “fomos mantendo com a TAAG ao longo de todo este tempo, principalmente nos últimos dias 3 a 6 do corrente mês, donde pudemos constatar que devido à proximidade da data de início da greve, se produziram verdadeiras maratonas negociais, infelizmente sem o sucesso que se pretendia alcançar”.

O nosso princípio e compromisso, sublinha o sindicato, será “mantermos a mesma postura dialogante que nos caracteriza, em busca dos legítimos e justos objectivos de valorização da classe, com unidade, força e mobilização dos pilotos, com uma taxa de adesão a rondar os 100%”.