Actualidade

Dez mil estudantes receberão bolsas de estudos internas para cursos de licenciatura e pós-graduação

joaquimjose
Set 28, 2023

Cerca de dez mil estudantes do ensino superior receberão bolsas estudos internas, distribuídas em 9.500 para a graduação e 500 para pós-graduação neste ano académico 2023/24, pelo Instituto Nacional de Gestão de Bolsas de Estudos (INAGBE), garantiu, a ministra do Ensino Superior Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI).

A “uma restrição no número de bolseiros, se comparado ao ano académico 2022/23”, admitiu Maria do Rosário Bragança, na abertura do 1º Fórum Nacional sobre as Políticas de Atribuição e Gestão de Bolsas de Estudo, realizado no Anfiteatro da Universidade Óscar Ribas (UOR), em Talatona.

Temos aqui uma ligeira redução quanto à quota do ano anterior, que foi de 11.500, mas, ainda assim, este número demonstra o contínuo engajamento do Executivo, em relação à formação de quadros angolanos”, assegurou a ministra, citada pelo Jornal de Angola.

Maria do Rosário Bragança reconheceu, existirem ainda alguns “ruídos na comunicação”, sobre a atribuição das bolsas de estudo, a serem superados: “Estamos conscientes de que o INAGBE vai continuar a cumprir a sua missão, sempre com rigor e lisura, preservando os actos de quaisquer práticas nefastas, uma vez que o compromisso tem de ser com a credibilidade e a qualidade da formação”, declarou.

Conforme o Jornal de Angola a ministra espera que, doravante, o INAGBE passe a prestar os esclarecimentos necessários e mostrar o retrato da sua actividade, no quadro dos vários programas de bolsas de estudo. “É importante que os cidadãos e o público disponham de informação adequada, para solicitar e beneficiar os serviços do INAGBE”, apelou.

O INAGBE, garantiu, têm registado mais de 30 mil bolseiros internos e mais de 1.200 no exterior. “Diferente do que foi na década de 80, actualmente a oferta formativa interna no Ensino Superior é maior. Por isso, houve necessidade de se redesenhar as políticas de formação de quadros”, esclareceu