Desporto

‘Dezenas de pessoas’ na recepção aos vice-campeões do mundo

joaquimjose
Out 13, 2022

A Selecção Nacional de futebol para amputados foi recebido esta quarta-feira, de forma calorosa por dezenas de pessoas que prestaram tributo aos ‘Bravos Rapazes’, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, no regresso do Campeonato do Mundo da categoria, disputado em Istambul, na Turquia.

De medalhas de prata ao peito, os jogadores da selecção angolana, membros da equipa técnica e staff directivo foram alvos de um autêntico banho de carinho. A manifestação de enorme júbilo pelo mediático feito alcançado, o terceiro pódio em igual número de tentativas, veio de populares, figuras do desporto, da política e da cultura, presentes no aeroporto.

Ainda o avião não tinha sobrevoado o espaço aéreo nacional, um “mar de gente” já se acotovelavam defronte à porta da sala de desembarque do protocolo. A multidão, entre adeptos organizados, familiares e pessoas singulares, todas ávidas em ver de perto os vice-campeões do mundo, apressaram-se em marcar posição.

Coube à ministra da Juventude e Desportos, Palmira Barbosa e ao governador de Luanda, Manuel Homem, manterem o primeiro contacto com a comitiva da selecção, ainda no interior do avião. Mal a aeronave da Turkish Airlines fez-se à pista do 4 de Fevereiro, perto das 11h10, já a dupla de governantes quis dar as boas-vindas aos nossos “guerreiros” e prepará-los para o banho de carinho que estava por vir.

Foi ao som da banda de música tradicional, Semba Muxima e Idi Makaji, que os jogadores despertaram para a realidade angolana e se deixaram embalar ao ritmo da festa, feita ainda à porta da sala protocolar do aeroporto. Os toques de dança dos atletas Sebastião Cacumba, Lilito Augusto e Jesus Mateus contagiaram a ministra Palmira Barbosa e o governador Manuel Homem.