Cultura

Ed Sheeran e Camila Cabello arrecadam 16 milhões em show beneficente para a Ucrânia, diz a organização

joaquimjose
Mar 31, 2022

Os organizadores disseram que o show arrecadou cerca de 16 milhões de dólares que serão doados ao Comitê de Emergência de Desastres.

Ed Sheeran e Camila Cabello estavam entre as estrelas da música que subiram ao palco na noite de terça-feira em um show televisionado com o objetivo de arrecadar fundos para um apelo humanitário ucraniano.

O line-up para o “Concerto para a Ucrânia” de duas horas em Birmingham também contou com a cantora ucraniana Jamala, que venceu o Festival Eurovisão da Canção de 2016, o veterano da música Nile Rodgers & Chic, bem como os grupos Snow Patrol e Manic Street Preachers.

“É uma causa tão importante, estou muito honrado por estar aqui”, disse Sheeran durante seu segmento. Ele então se apresentou com Cabello, que também cantou uma versão de “Fix You” do Coldplay.

“Estamos todos rezando esta noite pela paz e a segurança das pessoas na Ucrânia”, disse Cabello.

Um momento comovente da noite foi a apresentação da jovem violinista virtuosa Illia Bondarenko, que tocou a música folclórica ucraniana “Verbovaya Doschechka” de um abrigo subterrâneo em Kiev, junto com 94 violinistas de todo o mundo.

Os cantores Emeli Sandé e Gregory Porter, o violinista Nicola Benedetti e o coral Kingdom Choir também se apresentaram.

Incapaz de comparecer pessoalmente, a cantora Billie Eilish e seu irmão Finneas enviaram seu apoio em uma mensagem de vídeo.

“Ainda queríamos oferecer todo o nosso amor e apoio a todos que se apresentarem e, o mais importante, expressar o apoio e a solidariedade com os milhões de pessoas que foram forçadas a fugir de suas casas e deixar tudo para trás”, disse Eilish.

O programa, transmitido nos canais ITV e STV durante os quais os espectadores podem fazer doações, também apresentou filmes mostrando esforços de socorro na Ucrânia desde que a Rússia lançou sua invasão há mais de um mês. Moscou chamou suas ações de “operação especial”.

Os organizadores disseram que o show arrecadou cerca de 16 milhões de dólares que serão doados ao Comitê de Emergência de Desastres – um guarda-chuva de instituições de caridade britânicas – para o apelo humanitário na Ucrânia.