Politica

Efectivos das FAA em preparação para assegurar a estabilidade

armandomaquengo
Mar 07, 2022

O chefe do Estado – Maior General das Forças Armadas Angolanas (FAA), general Egídio de Sousa “Disciplina”, alertou o efectivo para a necessidade de se acompanhar, em tempo de paz, os desafios indispensáveis à estabilidade, em prol do desenvolvimento socioeconómico do país.

O general, segundo noticiou o Jornal de Angola, afirmou que esta condição é motivo mais que suficiente para a tropa compreender a preservação da paz como garantia da estabilidade do país.

O chefe do Estado-Maior General das FAA dirigiu-se à tropa, na quarta-feira, durante o acto de abertura do Ano de Preparação Operativa, Combativa e Educativa Patriótica, que decorreu na localidade de Kinkânkala, município do Ambriz, sob o lema “Forças Armadas Angolanas (FAA) 30 anos de Luta e de Vitória na Defesa da Integridade Territorial”.

Egídio de Sousa “Disciplina” recordou que as histórias de lutas e de glórias, para que Angola se tornasse num Estado independente e soberano, demonstra a importância e a necessidade de manter as Forças Armadas ao mais alto nível de prontidão combativa.

“O treinamento das tropas representa a garantia da defesa da pátria e dos interesses nacionais. É factor de dissuasão contra os riscos e ameaças à soberania e aos interesses fundamentais, em estrito alinhamento com o Direito internacional”, frisou o general.

Segundo o chefe do Estado-Maior General das FAA, as tropas devem estar sempre muito bem preparadas para manter a pátria segura de qualquer invasor, porque “vivemos numa era imprescindível, caracterizada pelo surgimento e proliferação do terrorismo, crimes transnacionais e de actos de subversão à ordem constitucional”.

Acrescentou  que a necessidade de se garantir a paz obriga as tropas a aprimorarem, cada vez mais, os métodos de actuação, tanto na teoria, como na prática, para permitir a consolidação e generalização do conhecimento sobre a arte militar. O general concluiu que as FAA são uma instituição nobre na sociedade, integrada por homens e mulheres formados e bem preparados.