Actualidade

Eleições no Brasil: Líderes felicitaram Lula, Bolsonaro foi dormir perante pressão

joaquimjose
Out 31, 2022

Luiz Inácio Lula da Silva foi finalmente confirmado como o próximo presidente brasileiro. Lula venceu uma segunda volta muito renhida, com 50,90% dos votos (60.345.999).

Mas se a festa foi ruidosa para os apoiantes de Lula da Silva, no Brasil e um pouco por todo o mundo, do lado de Jair Bolsonaro tem imperado o silêncio. O actual presidente brasileiro e candidato derrotada não fez qualquer discurso de concessão de derrota e, com uma margem de diferença tão curta, muitos esperam que Bolsonaro tente contestar os resultados – apesar do presidente do Tribunal Superior Eleitoral ter descartado qualquer risco de fraude ou contestação.

Pela comunidade internacional, surgiram várias mensagens de congratulação a Lula da Silva: por todo continente americano, desde os Estados Unidos à Argentina, México e Cuba; e na Europa, de Portugal a França e Espanha. Em muitas das mensagens está o desejo de voltar a cooperar com o Brasil, especialmente do ponto de vista ambiental, dada a importância da floresta amazónica brasileira para o combate às alterações climáticas.