Embaixador russo na ONU abandona reunião do Conselho de Segurança
Vassily Nebenzia, representante da Rússia na ONU, não terá gostado das acusações de Charles Michel sobre a responsabilidade russa na crise alimentar mundial.
Vassily Nebenzia, o embaixador da Rússia na ONU, abandonou, esta segunda-feira, a reunião do Conselho de Segurança, em protesto pelas acusações lançadas contra o seu país pelo presidente do Conselho Europeu, Charles Michel.
O representante da UE acusou a Rússia de ser a única responsável pela crise alimentar mundial, por utilizar os cereais ucranianos como uma arma de guerra: a Rússia tem bloqueado os portos ucranianos através dos quais os grãos eram exportado, tem atingido infraestruturas de armazenamento e transporte ferroviário de cereais, e tem desviado para o seu território ou para venda a terceiros trigo e outros grãos armazenados na Ucrânia – factos denunciados pelas autoridades ucranianas e por representantes da ONU, bem como por organizações não-governamentais de diversas nacionalidades.
Perante as acusações de Charles Michel, Nebenzia levantou-se e saiu da sala de forma tempestuosa, o que mereceu um comentário imediato do presidente do Conselho Europeu: “Pode sair da sala, talvez seja mais fácil não ouvir a verdade”.
CNN Portugal