Saúde

Enfermeiros angolanos decretam greve em todo o país

manuelsumbo
Nov 07, 2022

Os enfermeiros angolanos decretaram greve a partir desta segunda-feira, em todo o país, por não terem sido atendidas as suas reivindicações pela entidade patronal.

Para o secretário-geral do Sindicato Nacional dos Enfermeiros, a primeira reivindicação consiste na reposição imediata das horas acrescidas, com base no Decreto 175/2022, que regula as horas acrescidas a serem pagas aos profissionais de enfermagem.

“Tem que ser 48 horas por semana, o que acontece é que nos primeiros meses, maio, junho, julho, o ministério estava a pagar as 149 horas por mês, mas de agosto para cá já não estão a pagar”, disse

Os enfermeiros também reclamam da criação de melhores condições de trabalho, o aumento de técnicos, material gastável, medicamentos e também exigem o subsídio da Covid-19.

O secretário-geral do Sindicato Nacional dos Enfermeiros alerta que a greve terá um impacto muito negativo na vida dos pacientes, adjetivando esta paralisação como “drástica” para a saúde pública.

“Porque a enfermagem é o motor do sistema nacional de saúde, é espinha dorsal do sistema nacional de saúde. Quando a enfermagem falha, haverá sempre reclamações e consequências drásticas para saúde da nossa população”, referiu.