Actualidade

Ensino Geral: Professores entram em greve no dia 23 de Novembro

armandomaquengo
Nov 15, 2022

Os professores do Ensino Geral pretendem entrar em greve no próximo dia 23 de Novembro, uma decisão que surgiu após Assembleia realizada pelo Sindicato Nacional dos Professores, no sábado, 12.

Em causa está, segundo informações que WI-AO teve acesso, a falta de solução aos problemas apresentados no caderno reivindicativo entregue ao Governo há quase 3 anos.

Dos cerca de 11 pontos constantes no caderno reivindicativo, os profissionais destacam a revisão do Estatuto dos Agentes da Educação; revisão do Estatuto remuneratório e melhoria das condições de trabalho. Exigem também da entidade patronal a separação do salário e do subsídio de férias na folha de salário.

O sindicato aponta também para o aumento dos subsídios suplementares, como um dos pontos constantes,  argumentando que o Decreto Presidencial 03/2022 estabelece um teto máximo de 60%, sendo que “os professores nem metade dessa percentagem chegam”, queixam-se.

A redução do IRT é outro ponto reivindicado, pois, segundo o Sindicato, “está muito alto. Tem engolido os salários”. Para além de que, segundo exigem, “o IRT não deve abranger os subsídios”.

Segundo o SINPROF, a greve dos professores do Ensino Geral deverá acontecer em três fases: de 23 a 30 de Novembro de 2022; de 6 a 16 de Dezembro de 2022 e 3 a 31 de Janeiro de 2023.

CK / Redação