Politica

Equipas técnicas preparam Cimeira de Chefes de Estado

armandomaquengo
Mai 17, 2022

Os técnicos das equipas multissectoriais do Secretariado e do Grupo de Trabalho reuniram-se, esta segunda-feira, em Luanda, para preparar a 10ª Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da Organização dos Estados da África, Caraíbas e Pacífico (OEACP), agendada para Dezembro do ano em curso.

Durante o encontro aberto pelo secretário de Estado para a Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas, Domingos Custódio Vieira Lopes, foram analisados aspectos transversais sobre o processo organizativo do evento de Dezembro próximo, designadamente, “Pronunciamento Sectorial sobre o Caderno de Encargos”, “Definição de Metodologia e Harmonização para Evitar Duplicação de Tarefas entre o Grupo de Trabalho Técnico de Angola e os da OEACP”.

Os participantes definiram e discutiram, igualmente, o tema central da Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da OEACP, que será “3 Oceanos, um Destino – Resiliência e Sustentabilidade”.

De acordo com os participantes, citados em comunicado do Ministério das Relações Exteriores, o tema central será subdividido em três subtemas: “Construir um Conhecimento Relacionado com a Pesquisa”; “Optimizar a Liderança e a Acção a Nível Mundial à Crise das Relações Diplomáticas a Nível das Diversidades”; e “Melhorar o Comércio e o Investimento no Sector Privado”.

A reunião do Grupo Técnico e do Secretariado foi orientada pelo embaixador de Angola no Reino da Bélgica, Luxemburgo e junto da União Europeia, Mário Azevedo Constantino, na qualidade de vice-presidente da Comissão de Embaixadores da OEACP.

A Organização dos Estados da África, Caraíbas e Pacífico (OEACP) é uma associação de 79 países, formada para coordenar as actividades da Convenção de Lomé de 1975. Todos os Estados, à excepção de Cuba, são signatários do acordo de Cotonou, que substituiu as Convenções de Lomé.

Em Dezembro do presente ano, Angola vai assumir a presidência rotativa desta organização, que tem como secretário-geral o embaixador angolano Georges Rebelo Pinto Chikoti.

Fonte: JA