Politica

Esperança da Costa a primeira Vice-Presidente da República na história de Angola

joaquimjose
Set 16, 2022

Com a reeleição de João Lourenço para a Presidência da República nas eleições de 24 de Agosto de 2022, Esperança da Costa foi eleita como titular da pasta de Vice-Presidente, dois anos depois de ocupar o cargo de Secretária de Estado das Pescas em 2020, substituindo Bornito de Sousa.

Por: Joaquim José

A cerimónia de investidura decorreu esta quinta-feira, 15 de Setembro, na Praça da República, em Luanda. Esperança da Costa assumiu por um mandato de cinco anos a pasta de Vice-presidente da República de Angola.

Esperança Maria Eduardo Francisco da Costa nasceu em Angola, Luanda, começou a participar dos grupos políticos integrando os quadros da Juventude do Movimento Popular de Libertação de Angola (JMPLA) e da Organização da Mulher Angolana (OMA).

Formada em Biologia pela Universidade Agostinho Neto (UAN), graduou-se em 1985. Deixou Luanda em 1983, para se especializar em Portugal no Centro de Botânica do Instituto de Investigação Científica Tropical, onde permaneceu até 1984. Com a retomada para Luanda trabalhou como assistente de biologia vegetal na Universidade Agostinho Neto, como do chefe de departamento de biologia. Entre 1986 e 1990, trabalhou como responsável pelo desenvolvimento do Herbário de Luanda.

A partir de 1990, iniciou o mestrado em produtividade vegetal na Universidade Técnica de Lisboa, concluiu em 1997  o doutoramento em Fitoecologia na mesma Instituição.

De regresso para terra natal exerceu cargos de vice-directora de Assuntos Científicos, em 2002, foi vice-reitora para a Expansão Universitária da UAN. Nos anos, 2010 e 2020 tornou-se directora do Centro de Botânica da UAN.

Com a reeleição de João Lourenço para a Presidência da República nas eleições de 24 de Agosto de 2022. Esperança da Costa foi eleita como titular da pasta de Vice-Presidente, dois anos depois de ser nomeada pelo actual presidente como  Secretária de Estado das Pescas em 2020, substituindo Bornito de Sousa.

O MPLA nas quintas Eleições Gerais de 24 de Agosto, com 3.209.429 dos votos. Conseguiu, também, eleger 124 deputados, Esperança da Costa tornou-se eleita a Vice-Presidente da República, depois da vitória do MPLA.

Em 2022, Esperança da Costa que sucedeu Bornito de Sousa na pasta de auxiliar do presidente, e tornou-se a primeira Vice-Presidente da República na história da nação angolana.