Estadista angolano participa da conferência das Nações Unidas em Lisboa
O Chefe de Estado angolano, João Lourenço, chegou a Lisboa, no fim da tarde deste domingo, onde esta segunda-feira 27, participa na Conferência das Nações Unidas sobre os Oceanos.
O Presidente João Lourenço, neste evento onde estarão presentes representantes mundiais, entre eles Chefes de Estado, de Governo ou seus representantes, irá discursar com o objectivo de deixar ao mundo a mensagem de Angola em relação à maneira como se pretende que os oceanos e os seus enormes recursos sejam tratados.
Na conferência, que vai decorrer até 1 de Julho, as lideranças mundiais vão discutir a maneira de conservar e utilizar, de forma sustentada, os oceanos, os mares e os recursos marinhos para um desenvolvimento que não prejudique o ambiente, a natureza e o planeta.
Em Lisboa, segundo apurou a Angop de fonte oficial portuguesa, são esperados delegados dos 193 estados membros da ONU (35 países já confirmaram enviar representantes de alto nível) e perto de mil entidades da esfera política, de organizações não governamentais, de entidades financeiras e empresariais, da comunidade científica e da sociedade civil.
À margem do evento, o estadista angolano manterá encontro com algumas individualidades , com realce para o seu homólogo de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, e o Secretário-geral da ONU, António Guterres.
No cumprimento da missão, João Lourenço vai visitar a sede da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e vai ainda conceder uma entrevista à estação de Rádio Televisão Portuguesa (RTP).