Lifestyle

Estudo diz que quase metade das pessoas com diabetes têm depressão

joaquimjose
Set 13, 2022

Recentemente, uma equipa de investigadores australianos descobriu que diabetes tipo 2, podem estar ligados a um aumento da taxa de depressão, particularmente, entre adultos jovens.

Para o estudo, publicado na revista científica Diabetologia, foram analisados dados, recolhidos em 2017, relactivos a mais de 200 mil pessoas. Com estas informações, foi possível perceber que 43% das pessoas, com diabetes tipo 2, tinham depressão, um número que aumentou, significativamente, já que uma década antes estava em 29%.

Os autores do estudo sugerem ainda, segundo o jornal The Independent, que pessoas com idades entre os 20 e os 30 anos, diagnosticadas com diabetes, tinham 50% mais probabilidades de sofrer de depressão, quando comparadas com as pessoas que descobrem o problema depois dos 50 anos.

“As nossas descobertas destacam claramente as implicações para a saúde mental do desenvolvimento de diabetes tipo 2 em idade jovem e a importância dos esforços para prevenir o diabetes no início da vida”, diz o autor do estudo Sanjoy Paul, professor na Universidade de Melbourne, na Austrália.

Acrescentando que o maior risco de desenvolver depressão “pode ser parcialmente explicado por uma maior carga de outros factores de risco, incluindo obesidade e tabagismo”.