Lifestyle

Estudo revela que um copo de cerveja é benéfico

joaquimjose
Jun 17, 2022

Estudos há muitos, bem sabemos. Uns defendem que a cerveja tem mais-valias para a saúde. Outros questionam a fiabilidade dessas descobertas. Mas o mais recente, publicado no Journal of Agricultural and Food Chemistry, revela que um copo de cerveja é benéfico para o intestino. 

Os Investigadores portugueses relacionam o consumo da bebida com a melhoria da microbiota intestinal. Porém, há um senão.

Para chegarem a esta conclusão, os investigadores da Universidade Nova de Lisboa recrutaram 19 homens saudáveis, com idades entre os 23 e os 58 anos. Durante um mês, os voluntários beberam 330 ml de cerveja lager (um tipo de cerveja produzida através de um método de fermentação lento e a temperaturas muito baixas) ao jantar. Só metade das bebidas continham 5,2% de álcool.

Numa fase posterior, os cientistas analisaram amostras fecais dos participantes, antes e depois do estudo, para verificar as bactérias presentes no intestino. Todos os voluntários tiveram um aumento de 7% na variedade de bactérias. No entanto, não foram registadas diferenças substanciais no peso, na pesa gorda e nos níveis de colesterol. A explicação para a melhoria da microbiota intestinal é a presença de polifenóis, substâncias químicas que possuem várias ações importantes no corpo, sendo antioxidantes, ajudando ainda a dar mais energia. Como os resultados foram semelhantes em praticamente todos os participantes, é recomendado o consumo de cerveja sem álcool, para evitar o desenvolvimento de uma série de doenças, incluindo cancro, pancreatite, problemas cardíacos e no fígado.