Actualidade

EUA impõem novas sanções à Rússia por invasão da Ucrânia

joaquimjose
Mar 24, 2022

Os Estados Unidos anunciaram nesta quinta-feira (24) novas sanções à Rússia, que visa dezenas de empresas de defesa russas, centenas de membros de seu parlamento e o presidente-executivo do maior banco do país, enquanto Washington aumenta a pressão sobre Moscou. sobre a invasão da Ucrânia.

O Departamento do Tesouro dos EUA, emitiu orientações em seu site e alertou que as transações relacionadas ao ouro envolvendo a Rússia podem ser sancionadas pelas autoridades dos EUA em um movimento destinado a impedir a Rússia de fugir das sanções.

Nosso objetivo aqui é remover metodicamente os benefícios e privilégios que a Rússia já desfrutou como participante da ordem econômica internacional”, disse um alto funcionário do governo.

Os Estados Unidos e seus aliados impuseram várias rodadas de sanções, inclusive visando os maiores credores do país e o presidente Vladimir Putin, desde que as forças russas invadiram a Ucrânia há quase três semanas, no maior ataque a um Estado europeu desde a Segunda Guerra Mundial. Moscou chama o ataque de “operação especial” para desarmar e “desnazificar” seu vizinho.

A autoridade disse que os Estados Unidos alertaram Putin de que enfrentariam consequências rápidas e severas se ele invadisse a Ucrânia e eles cumpriram essa ameaça. O funcionário observou que o país está enfrentando uma inflação punitiva e uma dor econômica que o afastará das 20 maiores economias do mundo.

A Rússia em breve enfrentará uma escassez aguda de ideias, talento e tecnologia para competir no século 21, e Putin ficará com um fracasso estratégico de sua própria autoria”, disse o funcionário.