Actualidade

EUA vão enviar mais três mil soldados para a Polônia

joaquimjose
Fev 12, 2022

A notícia foi confirmada este sábado pelo ministro da Defesa da Polónia à Reuters.

 

Os Estados Unidos está a preparar o envio de mais de três mil soldados para a Polónia. A notícia foi confirmada este sábado pelo ministro da Defesa polaco à Reuters, que confirma que isto é uma reação ao avolumar de tropas russas na Bielorrússia e no Mar Negro.

O novo envio de tropas ocorre quando Washington intensifica os alertas de que a Rússia pode estar prestes a invadir a Ucrânia. A Rússia nega que planeja invadir, e diz que está a defender sua própria segurança contra a agressão de aliados da Otan.

No Twitter, O ministro da Defesa polonês, Mariusz Blaszczak, confirmou o envio de tropas americanas e o acordo com o secretário da Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin.

“Polónia está pronta para receber as tropas dos EUA a qualquer momento”, disse o ministro.
https://twitter.com/mblaszczak/status/1492258552639111171?cxt=HHwWhoC-8enPyLUpAAAA

Os soldados devem chegar à Polónia durante a próxima semana e juntam-se aos 8.500 militares americanos que já se encontram na Polónia e na Roménia.

Estes são números bastante mais pequenos comparados com a Rússia, que tem mais de 100 mil soldados preparados para invadir a fronteira ucraniana. No entanto, o reduzido destacamento pelos americanos tem sido visto como uma estratégia, uma forma de culpabilizar a Rússia caso as tensões se intensifiquem ainda mais.

A Reuters acrescenta que estas três mil tropas virão de divisões baseadas nos EUA, na Carolina do Norte, e não das que já se encontram na Europa.

O governo Biden pediu aos cidadãos americanos que deixem a Ucrânia agora, enfatizando que não enviará tropas americanas para a Ucrânia para ajudá-los a fugir do país se houver uma invasão russa.

Embora os Estados Unidos não tenham atualmente nenhum navio no Mar Negro, a Marinha dos EUA enviou quatro destróieres adicionais para a Europa nas últimas semanas.