Actualidade

Ex-secretário de Estado Manuel Pizarro substitui Marta Temido no ministério da Saúde

armandomaquengo
Set 09, 2022

O primeiro-ministro propôs ao Presidente da República a nomeação do eurodeputado socialista Manuel Pizarro para o cargo de ministro da Saúde, em substituição de Marta Temido.

O nome foi divulgado no site da Presidência da República, onde também está já marcada a posse: este sábado, às 18h.

Recorda-se que, a ministra da Saúde de Portugal, Marta Temido, apresentou na terça-feira a demissão “por entender que deixou de ter condições para se manter no cargo”.

A demissão de Marta Temido aconteceu poucas horas depois de ter sido tornado público o caso de uma grávida que morreu, uma semana antes, depois de se ter deslocado à urgências do hospital de Santa Maria e, por falta de vaga, ter sido transferida para o Francisco Xavier. Durante a viagem, sofreu uma paragem cardiorrespiratória.

Este caso é o mais recente na crise das escalas de verão nos hospitais Portugueses, que provocou constrangimentos e encerramento em várias urgências de obstetrícia de todo o país.

Dados dão conta de que esta situação levou o Governo português a criar um novo regime remuneratório para os médicos que fazem urgências, permitindo aos hospitais pagar mais aos médicos dos quadros pelas horas extraordinárias.

Na passada quinta-feira, Marta Temido tinha afirmado que a falta de médicos no Serviço Nacional de Saúde se devia sobretudo a decisões tomadas nos anos 80 e que o Governo estaria a trabalhar para que, no futuro, a situação não se repetisse.

“É de uma escolha feita há várias décadas, nos anos 80, quando o acesso aos cursos de medicina estava altamente limitado, o que levou a que tivéssemos agora, durante alguns anos, o reflexo dessa escolha”, adiantou.

No início do mês de agosto, a ministra chegou a pedir a directores de serviços de hospitais para que cancelassem as férias aos médicos. A ideia de Marta Temido seria assim tentar resolver os problemas da falta de profissionais nos serviços de urgência e obstetrícia.

Expresso/Redacção