Saúde

Executivo angolano vai encerrar escolas que lecionam cursos de saúde sem licença

armandomaquengo
Mai 23, 2023

O Governo da Província de Luanda (GPL) vai, nos próximos dias, encerrar todas as escolas privadas que lecionam os cursos de saúde sem autorização. A informação foi avançada em comunicado, no final da VI Sessão Ordinária do órgão governamental.

De acordo com uma nota de imprensa, referenciada pelo Isto é Notícia, foi criada uma comissão de trabalho que vai tratar das acções e dos processos adequados com a validação e certificação das instituições, bem como irá tratar do encerramento imediato das escolas que, não autorizadas, lecionam cursos de saúde sem licença.

Durante o encontro, foi referida a necessidade da divulgação, nos próximos dias, da lista das entidades licenciadas para a ministrarem o ensino médio de saúde nas suas diversas especialidades a nível da capital.

O referido encontro aprovou um conjunto de orientações, com destaque para o tratamento do número crescente de escolas privadas não autorizadas, que lecionam cursos de saúde, tendo os presentes decidido pelo encerramento imediato destas instituições de ensino, sendo que a comissão ora criada vai tratar das açcões e dos processos condizentes com a validação e certificação das instituições.

Sobre o balanço dos projectos, a reunião deu indicações precisas para a conclusão das obras da 5.ª Avenida, no município do Cazenga, assim como foi também analisado os trabalhos de melhoria em curso na Morgue Central de Luanda.

No encontro foi ainda levantada a preocupação com os cidadãos em condição de demência, que circulam pela cidade capital, tendo ficado decidido, por unanimidade, a inscrição, no orçamento do próximo ano, de um hospital provincial psiquiátrico para oferecer melhores condições de tratamento a dementes.

A sessão ocorreu na tarde de quinta-feira, 18, e abordou, ainda, a preocupação com o número de cemitérios ilegais, o número de animais vadios com raiva e a celeridade na disponibilização da plataforma digital de participação e interacção com os cidadãos para denúncias e contribuições públicas sobre as açcões do GPL.

A Sessão Ordinária do Governo é presidida pelo Governador Provincial de Luanda, Manuel Homem e participam nela delegados provinciais, administradores municipais, directores e assessores.