Politica

Executivo aposta no empreendedorismo juvenil

armandomaquengo
Mar 03, 2022

O vice-presidente da República, Bornito de Sousa, reafirmou, nesta quinta-feira, a aposta do Executivo angolano na promoção do empreendedorismo e na capacitação profissional dos jovens.

Em declarações à imprensa, no final de um ciclo de formação na Academia do Empreendedor de Luanda, disse ser importante que no final de cada nível escolar o jovem possa desempenhar alguma actividade útil.

Encorajou acções de formação dirigidas às áreas das tecnologias, ciências exactas, empreendedorismo e formação profissional, para garantir o auto-emprego, uma vez que nenhum Estado tem capacidade de absorver e de empregar a todos.

Bornito de Sousa congratulou-se, na ocasião, pela participação maioritária de jovens mulheres nas acções formativas.

Na sua intervenção, o vice-presidente da República exortou as empresas públicas e privadas a apoiar as instituições de formação, capacitação de jovens e adolescentes, no âmbito do voluntariado e da responsabilidade social.

Disse ser importante replicar a criação de centros de formação e de empreendedorismo noutros municípios de Luanda e noutras províncias do país e, com isso, beneficiar um maior número de cidadãos.

Presente no acto, a governadora de Luanda, Ana Paula de Carvalho, informou que 122 jovens que concluíram a formação concorreram para beneficiar de kits de empreendedorismo e micro-crédito, no âmbito do Programa de Promoção da Empregabilidade (PAPE).

Adiantou que foram já aprovados 60 processos e atribuídos kits avaliados entre os 250 mil a sete milhões de kwanzas.

Fonte: Angop