Politica

Executivo desmente ter retirado apoio a JES e condicionar sua viagem ao exterior

armandomaquengo
Fev 02, 2022

O Executivo angolano, desmentiu, nesta terça-feira, 01 de fevereiro que tenha retirado ao antigo Presidente da República, José Eduardo dos Santos, o apoio institucional a que tem direito por Lei e o impedido de viajar para o exterior do país.

 

Por: Armando Maquengo
Em nota de imprensa, o Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS), refere que foi com grande estupefacção que se tomou conhecimento da notícia divulgada, nos últimos dias, pelo portal angolano, Club-K, contendo alegadamente inverdades envolvendo o nome e figura do Presidente José Eduardo dos Santos, ex-presidente da República.

O Executivo considerou que são falsas as informações avançadas por esse portal, adiantando que o ex-Presidente José Eduardo dos Santos, desde 2017, nunca deixou de beneficiar do apoio institucional a que tem direito nos termos da Lei, quer em território nacional, quer durante os quase três anos que se encontra a receber cuidados médicos fora do país.

O documento esclarece ainda que, tratando-se de um ex-Chefe de Estado, membro do Conselho da República e Presidente Emérito do MPLA, José Eduardo dos Santos não carece de autorização de ninguém para viajar para qualquer parte do Mundo.

Por último, o executivo disse que é uma grande irresponsabilidade tratar da vida íntima de um ex-Chefe de Estado ao ponto de se afirmar que o mesmo padece de câncer, algo que não é do conhecimento das autoridades angolanas, que sempre acompanharam os tratamentos a que tem sido submetido numa das melhores clínicas de Espanha.

Fonte: JA