Actualidade

Explosão em mineração provoca 59 mortos no Burkina Faso

manuelsumbo
Fev 22, 2022

Uma explosão perto de um local de mineração de ouro no sudoeste de Burkina Faso matou 59 pessoas e feriu mais de 100nesta segunda-feira.

De acordo com a imprensa local, acredita-se que a explosão tenha sido causada por produtos químicos usados para tratar o ouro, estocado no local.

“Vi corpos em todos os lugares. Foi horrível”, disse Sansan Kambou, um guarda florestal que estava no local durante a explosão, à Associated Press por telefone.

Burkina Faso é o productor de ouro que mais cresce em África e actualmente o quinto maior do continente, sendo o ouro a exportação mais importante do país. A indústria emprega cerca de 1,5 milhão de pessoas.

Pequenas minas de ouro como Gbomblora cresceram nos últimos anos, com cerca de 800 em todo o país. Grande parte do ouro está a ser contrabandeado para os vizinhos Togo, Benin, Níger e Gana, de acordo com o Instituto de Estudos de Segurança, com sede na África do Sul.

As minas de pequena escala também são usadas por jihadistas ligados à Al-Qaeda e ao Estado Islâmico, que realizam ataques no país desde 2016. Os grupos supostamente arrecadam fundos taxando os mineiros e também usam os locais das minas para recrutar combatentes e buscam refúgio.

Especialistas em mineração dizem que as minas de pequena escala têm menos regulamentações do que as industriais e, portanto, podem ser mais perigosas.

“A regulamentação limitada do sector de mineração artesanal e de pequena escala contribui para aumentar os riscos que podem ser muito perigosos, incluindo o uso de explosivos que muitas vezes são contrabandeados para o país e usados ilegalmente”, disse Marcena Hunter, analista sênior da Global Initiative.