Cultura

Exposição colectiva de arte em Angola mostra talento de criadoras

armandomaquengo
Mar 17, 2022

O talento criativo das artistas plásticas Débora Sónia, Mariana Kumenda, Luzeia Gaspar, Buba Quibanga e Kiana vão estar em evidência a partir de hoje, às 14h00, na Casa da Cultura Njinga a Mbande, no Rangel, em Luanda, com a abertura da mostra colectiva “Anónimas & Talentosas”.

Segundo avançou o jornal de Angola, a mostra, que fica patente até ao dia 31 deste mês, na galeria “Mulheres de história”, tem como disciplinas artísticas principais a pintura e a escultura. Num total de 18 trabalhos, a exposição procura, ainda, dar ao público, uma visão sobre como as artistas convidadas vêem o “universo feminino”.

A iniciativa, que é, também, uma homenagem ao “Março Mulher”, faz  enfoque especial na criatividade feminina e na perspectiva de muitas mulheres sobre a sociedade angolana, assim como o papel destas na educação e formação da identidade.

Com a exposição, a Casa da Cultura Njinga a Mbande quer reforçar a pretensão de continuar a enaltecer e promover o talento ainda desconhecido de jovens mulheres artistas e incentivar a continuidade do percurso de algumas, cujos trabalhos ainda estão no anonimato.

A Casa da Cultura Njinga a Mbande possui uma oficina de artes e uma biblioteca, que têm servido de referência ao público do Rangel e não só. A instituição é de carácter privado, de utilidade social e comunitária, criada com o objectivo de proporcionar actividades de índole cultural e artística.