FAF confirma troféu da Supertaça para Sagrada Esperança
O jogo da segunda “mão” da Supertaça´2021 entre o Petro de Luanda e Sagrada Esperança, inicialmente previsto para quarta-feira (17), foi anulado pela Federação Angolana de Futebol (FAF), atribuindo definitivamente o título de campeão da prova aos Lundas.
Em reunião entre a FAF e representantes das duas equipas foi decidido a disputa da prova excepcionalmente a uma “mão” devido o Estado de Calamidade Pública motivado pela Covid-19 e o aproximar das Afrotaças, com ambas envolvidas.
O Petro perdeu o confronto, por 3-4, aos penáltes, após igualdade a zero bolas no tempo regulamentar, em partida disputada dia 26 de Setembro de 2021, no estádio Nacional de Ombaka, na província de Benguela..
No entanto, algum tempo depois, a direcção dos “tricolores” solicitou a reposição do segundo jogo como consagra o regulamento da prova, ao que a FAF anulou a hipótese já que a decisão de uma partida apenas tinha sido consensual entre as partes.
Em Março deste ano, em Assembleia Ordinária, optou-se pela realização do segundo desafio, anulado pela direcção da federação, liderada por Artur de Almeida, alegadamente por ter sido tomada por um órgão sem tal competência .
Assim, o Sagrada Esperança confirma o seu primeiro troféu da Supertaça, enquanto o Petro é detentor de cinco títulos.
O 1º de Agosto é o mais titulado com nove, seguido do ASA, com seis.