Falsificação dos cartões de vacina contra a covid-19 preocupa autoridades
Cidadãos da cidade de Saurimo, na província da Lunda Sul, estão a evitar a vacina contra a Covid-19, e a recorrer a falsificação de cartões que atestam a sua vacinação, para ter acesso aos locais públicos.
É por causa deste comportamento que as autoridades sanitárias estão cada vez mais e temem pelo aumento de casos na província.
A denúncia foi feita hoje, sexta-feira, à imprensa, pelo coordenador adjunto da comissão multissectorial de combate à pandemia, Viegas de Almeida, tendo adiantado que este comportamento não abona ao bem-estar dos cidadãos, mas sim coloca em risco a comunidade caso contraiam à Covid-19.
O responsável lamentou ainda o facto de alguns cidadãos que já apanharam a primeira dose falsificarem os dados da segunda dose sem, realmente, a terem feito, pelo que apela a população a abster-se desta prática.
Viegas de Almeida afirmou, sem avançar números, que muitos destes cidadãos serão responsabilizados criminalmente.
Também se deu a conhecer que serão reforçadas as medidas de segurança nas instituições públicas e privadas, escolas para impedir que os cidadãos sem o certificado de vacinação possam ter acesso.
Fonte: Angop