Falta de especialista: Bloco operatório do hospital missionário do Vouga não abre
O bloco operatório do hospital missionário do Vouga, no município do Cunhinga, província do Bié, equipada com meios modernos há quase três anos, não abre, devido à falta de um especialista cirurgião, informou o director da unidade sanitária.
Imagem ilustrativa
“Os doentes com abdômen agudo, vítimas de acidentes de viação, cesariana e outros que precisam de intervenção cirúrgica, são evacuados para o hospital de referência Dr. Walter Strangway, no Cuito”, sublinhou, Pedro Mango, citado pela agência de notícias Angop.
“A situação agravou-se, há um mês, com a avaria das duas ambulâncias, adquiridas em 2013 e 2014”, acrescentou.
O Hospital Missionário do Vouga tem capacidade para 300 camas, mas apenas estão a ser usadas 150, por insuficiência de quadros, actualmente necessita de pelo menos 25 novos funcionários, com destaque para médicos especialistas em cirurgia, ginecologista, ortopedista, anestesista e outros, para reforçar os 56 existentes.
Dos funcionários controlados, dois são médicos especializados em clínica geral, enfermeiros e pessoal de apoio hospitalar, número insuficiente para corresponder à procura.
De Janeiro a presente data foram atendidos 18 mil 330 pacientes com patologias diversas, com 37 óbitos.
Esta unidade hospitalar tem uma verba anual de 129 milhões 867 mil 523 kwanzas.
O hospital missionário do Vouga foi reinagurado em 2022, cujas obras de reabilitação e ampliação estiveram enquadradas no Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), prestando actualmente serviços em 18 especialidades, destacando-se análises clínicas, estomatologia, raio X e hemoterapia.
A ampliação da unidade hospitalar da Missão do Vouga e dos respectivos serviços clínicos de saúde custou aos cofres públicos um total de 529 milhões de kwanzas.
O sector da saúde nesta municipalidade controla 19 unidades sanitárias, sendo dois hospitais municipais, um missionário, um centro materno infantil, dois centros e 14 postos de saúde.
Os serviços são assegurados por cinco médicos, 15 enfermeiros e três técnicos de obstetrícia.
O município do Cunhinga tem aproximadamente 98 mil e 640 habitantes, distribuídos em 128 aldeias, 12 bairros, 11 embalas grandes e seis pequenas.