Fama do TikTok gera festa de aniversário de cantor do Malawi, de 92 anos, com presidente
Estrela do TikTok, Giddes Chalamanda de 92 anos, nunca sonhou que um dia poderia ser famoso o suficiente para jantar com o presidente seguido de uma noite em um hotel de luxo.
A canção “Linny Hoo” do músico malauiano Chalamanda é uma música em reggae alegre com bateria e sintetizadores, teve mais de 80 milhões de visualizações no site de compartilhamento de vídeos, de propriedade da gigante chinesa de tecnologia ByteDance. A fama lançou sua carreira localmente, com vários pedidos pagos para se apresentar ao vivo.
“Eu não esperava ser convidado para a State House. Foi uma grande honra”, disse Chalamanda à Reuters.”O presidente me perguntou sobre minha opinião sobre a indústria da música e as artes do Malawi“, acrescentou o cantor
Ele recebeu um cobertor e um par de sapatos de couro de Chakwera, e eles cantaram junta canção de Chalamanda: “Azimayi a Malawi“, que significa “Mulheres do Malawi”.
Em seu discurso sobre o estado da nação na quinta-feira, o presidente disse a certa altura: “A nossa não é uma nação comum. Nossa é a casa dos belos sons de Giddes Chalamanda”.
A plataforma de mídia social, Tiktok é amada por jovens quatro gerações distantes dele, e que Chalamanda não pode a cessar porque não tem um smartphone ou até eletricidade para carregar um.
Mas ele ficou impressionado com a popularidade de “Linny Hoo”. A música, disse ele, carrega “uma mensagem para os jovens terem boas maneiras, ajudando seus pais idosos nas tarefas “domésticas, como varrer o quintal e tirar água“.
Nascido em 1930 em Chirazulu, Chalamanda começou a tocar música aos 12 anos.